Revista eletrônica de divulgação holística. Artigos, crônicas e parábolas de abordagens científicas e espirituais. Um portal de acesso para o autoconhecimento, a meditação e a consciência de viver com plenitude no aqui e no agora.
PRIMEIRO, RESPIRE BEM FUNDO! meditação ativa estar em si - Neste discurso sobre a importância de acessarmos nossos conteúdos inconscientes, o mestre Osho aponta que as práticas tradicionais de meditação, que parecem criar serenidade, estão na verdade encobrindo nossa repressão. “A repressão é tão enraizada na sociedade que se parece com algo normal”, explica ele, para quem uma abordagem radical do espaço interior se faz […] Full view

Neste discurso sobre a importância de acessarmos nossos conteúdos inconscientes, o mestre Osho aponta que as práticas tradicionais de meditação, que parecem criar serenidade, estão na verdade encobrindo nossa repressão. "A repressão é tão enraizada na sociedade que se parece com algo normal", explica ele, para quem uma abordagem radical do espaço interior se faz necessária.

O homem como tal é neurótico. Não é que somente poucos homens são neuróticos, mas que a humanidade é neurótica. Neurose é o condicionamento  normal. Como você nasce, você já nasce neurótico.

Nenhum animal recebe os condicionamentos culturais como o homem. Ele tem que passar por um treinamento, um condicionamento. Não se permite a ele ser o que quer que ele realmente seja; ele tem que ser moldado segundo um padrão particular. Estes padrões criam neuroses.

Não é permitido a você ser você mesmo. A sociedade lhe impõe um padrão, um modelo. A cultura lha dá um certo modelo e forma - o que sobra do seu ser é reprimido. Só é permitido a um fragmento ser expressado. Isto cria divisão, esquizofrenia. A um fragmento da sua mente é permitido se expressar; a custa do todo.

À maior parte não é permitido nem mesmo estar viva. Isto só pode lhe levar às esquinas escuras do seu ser. Isto permanece lá, e então há um conflito constante. O fragmento que é permitido pela sociedade e a maior parte que não é permitida estão em tensão, em constante conflito interno. Então, você é contra você mesmo: esta é a neurose. Nenhum homem é a favor de si mesmo; todo homem é contra si mesmo. É desta forma que a sociedade lhe molda, lhe cultiva, lhe condiciona.

A Paz superficial

A repressão tem muitas implicações. Você não pode viver de forma simples e fácil porque não é permitida a maior parte do seu ser existir, não é permitida estar consciente. A maior parte do seu ser está em um cativeiro. A vida precisa de expressão. Se você permite a vida, então você está criando, acumulando forças explosivas. Elas vão explodir e você ficará em pedaços. Esta divisão em você é esquizofrenia. Então, todo homem é esquizofrênico - dividido e contra si mesmo. Ele não pode ser simples, ele não pode ser silencioso, ele não pode ser bem-aventurado.

Alguma coisa tem que ser feita para liberar a neurose, aproximar suas partes divididas. O inexpressivo tem que ser expressado e esta constante repressão da sua mente, do consciente sob o inconsciente, tem que ser retirado.

Todas as velhas técnicas de meditação não levam isto em consideração; é por isto que elas tem falhado. Elas podem lhe acalmar; sua superfície calma é perigosa porque de uma forma ou outra você irá explodir novamente. Basicamente nada aconteceu. Você simplesmente tem treinado sua mente consciente a permanecer em um estado mais sossegado.

Dissolvendo Divisões

Você pode acalmar sua mente facilmente atraves de mantras, atraves de constantes cânticos, atraves de muitas coisas. Constantes repetições criam adormecimento, tédio; sua mente começa a cair no sono. Você pode sentir este adormecimento como calmaria, como sossego, mas não é; na verdade é um tipo de negligência. Mas você pode tolerar sua vida através disto; na verdade, na superfície você vai se sentir mais contente. Mas as forças neuróticas vão começar a ferver; algum dia elas vão romper a superfície, e você cairá morto ao chão.

Então minha ênfase é primeiro em dissolver suas divisões, torná-lo um - uma unidade. A menos que você seja um, nada pode acontecer.  A primeira coisa é como dissolver suas neuroses. A Meditação Dinâmica começa basicamente com catarse. Tudo que está escondido tem que ser liberado. Você não continuará reprimido; ao contrário, escolhe a expressão como caminho.

Não condene a si mesmo. Aceite o que você é, porque toda condenação cria divisão. Pela condenação, nada é destruído. Todas  as perversões em todo o mundo são basicamente produtos das chamadas religiões, particularmente o cristianismo, porque quanto mais eles reprimem, mais a energia encontra seus próprios caminhos. O sexo natural é lindo: o sexo pervertido é simplesmente feio. Sexo natural é sagrado, é divino, mas o sexo pervertido não pode ser sagrado, pois foi duplamente removido da fonte original.

Jogando para Fora

O sexo está aí, não condene. Aceite-o. Não crie uma divisão em seu ser, entre as partes do seu ser. A raiva está aí, aceite-a. A ganância esta aí; seja o que for, aceite. Eu não quero dizer que seja ganancioso. Ao contrário, no momento que você aceita isto, você vai além, porque a aceitação cria uma unidade - e quando você se une a isto, encontra a energia para ir além. Quando você está dividido, sua energia está em luta com a própria emoção; então não poderá usá-la para transformação.

Isto parece paradoxal, mas aqueles que reprimem suas neuroses se tornam mais mais neuróticos, enquanto que aqueles que as expressam conscientemente estão jogando-as para fora. As velhas tradições dizem: "Reprima isto, não permita isto vir pra fora; de outra forma você se tornará insano". Eu digo para você permitir que isto venha à tona; este é o único caminho para a sanidade. Libere tais coisas! Dentro de você elas vão se tornar venenos. Jogando para fora, estará removendo do seu sistema totalmente. E para fazer esta catarse, você precisa se aproximar de um método bastante sistemático, porque isto transforma a loucura em método - conscientemente louco. Esta é a disciplina e isto tem que ser aprendido: estar consciente e não suprimido - ao contrário, deve-se estar consciente e expressivo.

Meu sistema de Meditação Dinâmica começa com respiração, porque a respiração tem profundas raízes em seu ser. A respiração tem um "link" entre o sistema voluntário e o involuntário do seu corpo. Se você pode mudar a respiração, você pode mudar muitas coisas com isto.

Caos Criativo

Então eu começo com respiração, e eu sugiro respiração caótica por dez minutos no começo da técnica. Esta respiração caótica é para criar um caos no seu sistema reprimido. Esta respiração é para destruir todos os sistemas do passado. Isto cria um caos em você, porque a menos que o caos seja criado você não poderá expressar suas emoções reprimidas - e todas estas emoções se moveram pra dentro do seu corpo.

Dez minutos de respiração caótica é maravilhoso. Mas tem que ser caótica e profunda, respirando rapidamente e isto lha dá mais oxigênio. Quanto mais oxigênio no seu corpo, mais vivo você se torna, mais vibrante, mais vital - quanto mais oxigênio no seu sangue, mais energia terá suas células. Esta oxigenação ajuda a criar eletricidade no corpo - ou você pode chamar isto de bioenergética. Quando existe eletricidade no corpo, você pode se mover mais profundamente, além de você mesmo, porque esta eletricidade vai trabalhar para você.

O corpo tem suas próprias fontes elétricas. Se você atinge estas fontes com marteladas de mais respiração, elas começam a fluir e você se torna realmente vivo. Quando você está vivo, sente a si mesmo como energia, sem matéria. Quanto mais vivo você se torna, então mais energia flui em seu sistema e menos você  sente a si mesmo fisicamente. Você se sentirá mais como energia e menos como matéria. Para sentir esta energia é muito importante que você se mova adiante.

Crescimento Real

Então, o segundo passo é uma catarse. Eu digo a vocês para serem conscientemente insanos, e o que vier em sua mente - qualquer coisa - permita expressar e cooperar com isto. sem resistência, somente um fluir de emoções...Com este segundo passo, quando as emoções são jogadas para fora, você abre espaços internos, torna espaços desocupados. É isto que significa vazio - estar vazio de toda a repressão. Então, neste vazio alguma coisa pode ser feita.

Com as falsas técnicas você pode ter experiências - depois voltará para o mesmo estado. Você pode ter um vislumbre momentâneo, você pode ter uma experiência, mas de novo cairá ao ponto inicial, poque você não cresceu. Se você é somente fruto de experiências, se tornará uma fácil presa de quaisquer falsas técnicas. Uma técnica real não considera as experiências como tal; uma técnica real considera o crescimento real. Você tem que crescer para se tornar um, para se tornar um todo, para se tornar sadio.

Esta sanidade não pode ser imposta a você. A sanidade tem sido forçada por toda a sociedade, mas você permanece insano - a sanidade é só uma fachada. Ao invés disto, estou sugerindo colocar pra fora a insanidade. Quando isto é jogado pra fora completamente, jogado ao vento, a sanidade vai acontecer para você. Você vai crescer.

Osho - trecho extraído do livro Meditação, a arte do êxtase.

PRIMEIRO, RESPIRE BEM FUNDO!

Neste discurso sobre a importância de acessarmos nossos conteúdos inconscientes, o mestre Osho aponta que as práticas tradicionais de meditação, que parecem criar serenidade, estão na verdade encobrindo nossa repressão. “A repressão é tão enraizada na sociedade que se parece com algo normal”, explica ele, para quem uma abordagem radical do espaço interior se faz necessária.

O homem como tal é neurótico. Não é que somente poucos homens são neuróticos, mas que a humanidade é neurótica. Neurose é o condicionamento  normal. Como você nasce, você já nasce neurótico.

Nenhum animal recebe os condicionamentos culturais como o homem. Ele tem que passar por um treinamento, um condicionamento. Não se permite a ele ser o que quer que ele realmente seja; ele tem que ser moldado segundo um padrão particular. Estes padrões criam neuroses.

Não é permitido a você ser você mesmo. A sociedade lhe impõe um padrão, um modelo. A cultura lha dá um certo modelo e forma – o que sobra do seu ser é reprimido. Só é permitido a um fragmento ser expressado. Isto cria divisão, esquizofrenia. A um fragmento da sua mente é permitido se expressar; a custa do todo.

À maior parte não é permitido nem mesmo estar viva. Isto só pode lhe levar às esquinas escuras do seu ser. Isto permanece lá, e então há um conflito constante. O fragmento que é permitido pela sociedade e a maior parte que não é permitida estão em tensão, em constante conflito interno. Então, você é contra você mesmo: esta é a neurose. Nenhum homem é a favor de si mesmo; todo homem é contra si mesmo. É desta forma que a sociedade lhe molda, lhe cultiva, lhe condiciona.

A Paz superficial

A repressão tem muitas implicações. Você não pode viver de forma simples e fácil porque não é permitida a maior parte do seu ser existir, não é permitida estar consciente. A maior parte do seu ser está em um cativeiro. A vida precisa de expressão. Se você permite a vida, então você está criando, acumulando forças explosivas. Elas vão explodir e você ficará em pedaços. Esta divisão em você é esquizofrenia. Então, todo homem é esquizofrênico – dividido e contra si mesmo. Ele não pode ser simples, ele não pode ser silencioso, ele não pode ser bem-aventurado.

Alguma coisa tem que ser feita para liberar a neurose, aproximar suas partes divididas. O inexpressivo tem que ser expressado e esta constante repressão da sua mente, do consciente sob o inconsciente, tem que ser retirado.

Todas as velhas técnicas de meditação não levam isto em consideração; é por isto que elas tem falhado. Elas podem lhe acalmar; sua superfície calma é perigosa porque de uma forma ou outra você irá explodir novamente. Basicamente nada aconteceu. Você simplesmente tem treinado sua mente consciente a permanecer em um estado mais sossegado.

Dissolvendo Divisões

Você pode acalmar sua mente facilmente atraves de mantras, atraves de constantes cânticos, atraves de muitas coisas. Constantes repetições criam adormecimento, tédio; sua mente começa a cair no sono. Você pode sentir este adormecimento como calmaria, como sossego, mas não é; na verdade é um tipo de negligência. Mas você pode tolerar sua vida através disto; na verdade, na superfície você vai se sentir mais contente. Mas as forças neuróticas vão começar a ferver; algum dia elas vão romper a superfície, e você cairá morto ao chão.

Então minha ênfase é primeiro em dissolver suas divisões, torná-lo um – uma unidade. A menos que você seja um, nada pode acontecer.  A primeira coisa é como dissolver suas neuroses. A Meditação Dinâmica começa basicamente com catarse. Tudo que está escondido tem que ser liberado. Você não continuará reprimido; ao contrário, escolhe a expressão como caminho.

Não condene a si mesmo. Aceite o que você é, porque toda condenação cria divisão. Pela condenação, nada é destruído. Todas  as perversões em todo o mundo são basicamente produtos das chamadas religiões, particularmente o cristianismo, porque quanto mais eles reprimem, mais a energia encontra seus próprios caminhos. O sexo natural é lindo: o sexo pervertido é simplesmente feio. Sexo natural é sagrado, é divino, mas o sexo pervertido não pode ser sagrado, pois foi duplamente removido da fonte original.

Jogando para Fora

O sexo está aí, não condene. Aceite-o. Não crie uma divisão em seu ser, entre as partes do seu ser. A raiva está aí, aceite-a. A ganância esta aí; seja o que for, aceite. Eu não quero dizer que seja ganancioso. Ao contrário, no momento que você aceita isto, você vai além, porque a aceitação cria uma unidade – e quando você se une a isto, encontra a energia para ir além. Quando você está dividido, sua energia está em luta com a própria emoção; então não poderá usá-la para transformação.

Isto parece paradoxal, mas aqueles que reprimem suas neuroses se tornam mais mais neuróticos, enquanto que aqueles que as expressam conscientemente estão jogando-as para fora. As velhas tradições dizem: “Reprima isto, não permita isto vir pra fora; de outra forma você se tornará insano”. Eu digo para você permitir que isto venha à tona; este é o único caminho para a sanidade. Libere tais coisas! Dentro de você elas vão se tornar venenos. Jogando para fora, estará removendo do seu sistema totalmente. E para fazer esta catarse, você precisa se aproximar de um método bastante sistemático, porque isto transforma a loucura em método – conscientemente louco. Esta é a disciplina e isto tem que ser aprendido: estar consciente e não suprimido – ao contrário, deve-se estar consciente e expressivo.

Meu sistema de Meditação Dinâmica começa com respiração, porque a respiração tem profundas raízes em seu ser. A respiração tem um “link” entre o sistema voluntário e o involuntário do seu corpo. Se você pode mudar a respiração, você pode mudar muitas coisas com isto.

Caos Criativo

Então eu começo com respiração, e eu sugiro respiração caótica por dez minutos no começo da técnica. Esta respiração caótica é para criar um caos no seu sistema reprimido. Esta respiração é para destruir todos os sistemas do passado. Isto cria um caos em você, porque a menos que o caos seja criado você não poderá expressar suas emoções reprimidas – e todas estas emoções se moveram pra dentro do seu corpo.

Dez minutos de respiração caótica é maravilhoso. Mas tem que ser caótica e profunda, respirando rapidamente e isto lha dá mais oxigênio. Quanto mais oxigênio no seu corpo, mais vivo você se torna, mais vibrante, mais vital – quanto mais oxigênio no seu sangue, mais energia terá suas células. Esta oxigenação ajuda a criar eletricidade no corpo – ou você pode chamar isto de bioenergética. Quando existe eletricidade no corpo, você pode se mover mais profundamente, além de você mesmo, porque esta eletricidade vai trabalhar para você.

O corpo tem suas próprias fontes elétricas. Se você atinge estas fontes com marteladas de mais respiração, elas começam a fluir e você se torna realmente vivo. Quando você está vivo, sente a si mesmo como energia, sem matéria. Quanto mais vivo você se torna, então mais energia flui em seu sistema e menos você  sente a si mesmo fisicamente. Você se sentirá mais como energia e menos como matéria. Para sentir esta energia é muito importante que você se mova adiante.

Crescimento Real

Então, o segundo passo é uma catarse. Eu digo a vocês para serem conscientemente insanos, e o que vier em sua mente – qualquer coisa – permita expressar e cooperar com isto. sem resistência, somente um fluir de emoções…Com este segundo passo, quando as emoções são jogadas para fora, você abre espaços internos, torna espaços desocupados. É isto que significa vazio – estar vazio de toda a repressão. Então, neste vazio alguma coisa pode ser feita.

Com as falsas técnicas você pode ter experiências – depois voltará para o mesmo estado. Você pode ter um vislumbre momentâneo, você pode ter uma experiência, mas de novo cairá ao ponto inicial, poque você não cresceu. Se você é somente fruto de experiências, se tornará uma fácil presa de quaisquer falsas técnicas. Uma técnica real não considera as experiências como tal; uma técnica real considera o crescimento real. Você tem que crescer para se tornar um, para se tornar um todo, para se tornar sadio.

Esta sanidade não pode ser imposta a você. A sanidade tem sido forçada por toda a sociedade, mas você permanece insano – a sanidade é só uma fachada. Ao invés disto, estou sugerindo colocar pra fora a insanidade. Quando isto é jogado pra fora completamente, jogado ao vento, a sanidade vai acontecer para você. Você vai crescer.

Osho – trecho extraído do livro Meditação, a arte do êxtase.

Por: shakyamuni

Deixe um comentário